ENSINA-NOS A CARREGAR A SUA PRESENÇA SENHOR!

Graça e paz a todos os amigos adoradores de Nosso Senhor Jesus Cristo

I Crônicas 13


1.E Davi tomou conselho com os capitães dos milhares, e das centenas, e com todos os líderes.

2.E disse Davi a toda a congregação de Israel: Se bem vos parece, e se isto vem do SENHOR nosso Deus, enviemos depressa mensageiros a todos os nossos outros irmãos em todas as terras de Israel, e aos sacerdotes, e aos levitas nas suas cidades e nos seus arrabaldes, para que se reúnam conosco;

3.E tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque não a buscamos nos dias de Saul.

4.Então disse toda a congregação que se fizesse assim; porque este negócio pareceu reto aos olhos de todo o povo. 

7.E levaram a arca de Deus, da casa de Abinadabe, sobre um carro novo; e Uzá e Aió guiavam o carro.

8.E Davi e todo o Israel, alegraram-se perante Deus com todas as suas forças; com cânticos, e com harpas, e com saltérios, e com tamborins, e com címbalos, e com trombetas.

9.E, chegando à eira de Quidom, estendeu Uzá a sua mão, para segurar a arca, porque os bois tropeçavam.


10.Então se acendeu a ira do SENHOR contra Uzá, e o feriu, por ter estendido a sua mão à arca; e morreu ali perante Deus.

11.E Davi se encheu de tristeza porque o SENHOR havia aberto brecha em Uzá; pelo que chamou aquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje.

Rei Davi foi um grande adorador, O Senhor o definiu como um homem do seu coração.
Davi tinha tanto prazer na presença de Deus  que o fato da arca do Senhor, que representava a presença de Deus, estar em outra cidade, não estar  perto dele o incomodou. E Davi com toda boa intenção, começa planejar o buscar a arca e trazer para perto de si. Tomou conselho com capitães v 1, e isso pareceu bem aos olhos de todos.
E assim se fez. Buscaram a arca na cidade onde ela se encontravam e a transportaram sobre um carro de boi, com grande festa pelo caminho. Até que em um dado momento os bois tropeçaram e Uzá, com boa intenção estendeu a mão para apoia-la, para que não caísse v 9. Imediatamente a ira dos Senhor se acendeu e Uzá foi consumido pelo Senhor v 10.


Vamos meditar no que acontecera.
Davi estava cheio de boas intenções, todos estavam muito felizes por estarem na presença de Deus. O que poderia ter dado errado?
O que teria despertado a ira de Deus se a intenção de todos era estar em sua presença.
O erro estava na maneira como procederam. Não podemos entrar na presença de Deus de qualquer maneira, nosso Deus é amor, nosso Deus é amigo, mas não podemos negligenciar a sua soberania e poder.
Ele é Deus, temos que reverencia-lo em todo tempo. E foi justamente nesse ponto que Davi errou na presença de Deus. Não bastava o amor de Davi, não bastava o louvor de Davi. Faltou sobre todas as coisas buscar a direção de Deus. Com toda intimidade que Davi tinha com o Senhor e conhecimento da lei, principalmente nesse momento em que a situação dizia respeito ao Senhor, Davi não O consultou. Existia uma maneira determinada por Deus para que se carregasse a arca, não importava que faziam-se muito tempo que essa determinação tivesse sido dada por Deus, por que havia sido para Moisés que Deus explicara como se deveria carregar a arca, muitos anos antes da existência de Davi. Porém o Senhor não muda. E Davi sem se importar com essa determinaçõe colocou a arca sobre carros de bois, quando na determinação de Deus apenas os levitas poderiam carregar a arca.
Quantas vezes cheios de boas intenções, tomamos decisões sem consultar a Deus, ou tentamos dar "jeitinhos", para que as coisas fiquem mais fáceis pulando justamente a parte de buscar em Deus caminhos para nossas vidas ou para nossos ministérios.
Fazemos coisas que todos estão fazendo simplesmente pelo fato de que p A ou pra B, está dando certo. Seguimos o fluxo.
Quando chegamos ao resultado decepcionante, corremos para Deus nos arrependemos e finalmente o consultamos.
Assim fez Davi, no capitulo 16, Davi busca direção de Deus e segue a direção dada por Ele. 
Nesse caso Deus havia determinado que os levitas carregassem a arca, e ainda hoje Deus separa pessoas para funções específicas, ainda que estejamos com a maior das boas intenções, não podemos ignorá-las simplesmente pelo fato de também saber fazer ou quem sabe até por achar que sabemos fazer melhor. Uzá estava cheio de boas intenções, mas a responsabilidade do transporte da Arca era dos levitas e Deus não aceitou que ele, Uzá a tocassa. 


I Cronicas 16
11.E chamou Davi os sacerdotes Zadoque e Abiatar, e os levitas, Uriel, Asaías, Joel, Semaías, Eliel, e Aminadabe.
12.E disse-lhes: Vós sois os chefes dos pais entre os levitas; santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do SENHOR Deus de Israel, ao lugar que lhe tenho preparado.
13.Porquanto vós não a levastes na primeira vez, o SENHOR nosso Deus fez rotura em nós, porque não o buscamos segundo a ordenança.
14.Santificaram-se, pois, os sacerdotes e os levitas, para fazerem subir a arca do SENHOR Deus de Israel.


15.E os filhos dos levitas trouxeram a arca de Deus sobre os seus ombros, pelas varas que nela havia, como Moisés tinha ordenado conforme a palavra do SENHOR.
16.E disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem, de seus irmãos, cantores, para que com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, se fizessem ouvir, levantando a voz com alegria. 



Quando Davi fez segundo a ordenança de Deus, o resultado foi presença de Deus manifesta, alegria e objetivo alcançado.



O Espirito Santo nos ensina a agradar a Deus, mas para que isso aconteça precisamos buscá-lo de todo nosso coração, ouvi-lo e obedecê-lo.
Agindo dessa forma, o Senhor certamente nos abençoara. Nossos ministérios não seguirão o fluxo e com ousadia seremos usados por Deus!

Eliana Fernandes
Ministra de Adoração
Cia Livres para Adorar
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Passou por aqui. Deixe seu recado. Sua opinião é muito importante para nós!

Postagens populares