INICIAR UM MINISTÉRIO DE DANÇA

Graça e paz a todos os amados irmãos e adoradores do Sr Jesus!

Hoje vamos fala de COREOGRAFIA

Coreografia - É arte de compor trilhas ou roteiro de movimentos que compõem uma dança. (Wikipédia)
Esse roteiro de movimentos trabalha no mesmo compasso de uma música harmoniosamente.

Embora a dança nas igrejas tenha sido um alvo muito visado pelo preconceito, hoje através da direção do Espírito Santo e de  homens e mulheres de Deus envolvidos nesse ministério, a dança tem definitivamente alcançado seu espaço na adoração.

Fica a pergunta: Como organizar um ministério de coreografias? Por onde começar?

A Dança é reconhecida como ministério, a partir do momento em que ela é elaborada com o objetivo de transmitir a mensagem do evangelho.
Antes de qualquer coisa, devemos começar com oração. Através da oração o Espirito Santo mobilizará pessoas para fazerem parte desse ministério.

Pessoas convocadas, organizamos algumas diretrizes:


Estudo da palavra

Não podemos dissociar o estudo da palavra, do ministério de Dança.
Os movimentos que compõem a nossa dança, formam uma junção de palavras não faladas, comunicação não verbal que transmitem um texto. A Dança Cristã tem como objetivo adorar a Deus e fazê-lo manifesto. Ministramos a palavra de Deus com a nossa dança. Não há como atingir esses objetivos sem o conhecimento da palavra de Deus. Se não a conhecemos, não temos como transmiti-la. O conhecimento da  palavra é essencial, sem ela nosso ministério é apenas entretenimento.

 Ensaio

É muito importante que todos os componentes do grupo estejam com roupas confortáveis, roupas que não restrinjam os movimentos. Nos pé sapatilhas. 
Alongamento é muito importante antes de dar início às coreografias. Hoje pode-se encontrar DVD'S e vídeos na Internet que ajudam bastante. Se este for seu único meio, procure um modelo de alongamento para iniciante, tomando muito cuidado para não se machucar.

Coreografias

Vimos em significado de coreografia que ela se define como conjunto de movimentos em harmonia ao som de música.
Para montarmos uma coreografia, não existe certo ou errado, desde que esteja em harmonia com o compasso da música. Ex.: se a música for uma música lenta, os movimentos serão leves, lentos também. Se não respeitarmos a melodia, podemos comparar com a desafinação de um cantor fora do tom da música.
Para compor uma coreografia, é bom que se busque um pouco de conhecimento de compasso musical.
Não que seja extremamente necessário para uma coreografia harmoniosa, a maioria das pessoas conseguem compreender essa melodia apenas ouvindo a música. Conhecer o compasso faz a diferença na contagem do tempo. Uma música comum, tem 8 tempos. Quando montamos uma coreografia contando o tempo, você percebe que pode encaixar a mesma coreografia em músicas diferentes, desde que elas tenham em comum a contagem de 8 tempo em seu compasso.

Estilo

Quanto ao estilo, há uma série de situações que o define. Não há como colocar aqui um formato para a dança Cristã. Quando a dança é vista simplesmente como arte, ela é compreendida como entretenimento, ai os estilos são classificados: Jazz, balé, sapateado, contemporânea, danças regionais, etc. Dentro das igrejas criou-se uma linguagem diferente para a classificação da dança. 


Essa linguagem provem da intimidade do bailarino com Deus, uma dança intimista onde o bailarino expressa todo seu amor através de seus movimentos. Dança como adoração não pode ser classificada, por isso ouvimos nomes como: dança criativa, adoração ou profética.


Hoje em muitos ministérios existem bailarinos profissionais, formados em dança, que entregam todo seu talento e conhecimento ao Senhor, mas isso não faz com que a adoração amadora e inexperientes sejam menos significantes aos olhos de Deus. Por esta razão digo a todos que desejam ingressar em um ministério de dança, ou dar início a um em suas igrejas, para não desistirem e confiar no Senhor.

A partir daí, buscar direção no Espirito Santo, capacitação e aprimoramento. Visando sempre oferecer o melhor para Jesus.

Figurino

Para esse, também não existe um formato pré definido, devemos avaliar a funcionalidade para cada coreografia e também o aspecto financeiro. O importante é que acima desses aspectos procuremos sempre a decência e a santidade em nossas vestes. Qualquer descuido pode trazer sensualidade, como roupas muito coladas ou transparentes. 
Deve-se tomar cuidado ao escolher o figurino para cada coreografia, para não cometer o erro de usar um belo figurino rodado em coreografias que tenham muito solo, ou vestidos sem calças leg  ou pantalonas em coreografias que se levantam as pernas. Esses erros ou atrapalham o bom desempenho do bailarino, ou desvia o foco de Jesus para quem assiste a ministração.

Espero ter ajudado.

Caso hajam dúvidas ou necessidade de ajuda. Podem contar com a Cia Livres. Você pode encontrar todos os e mails e telefones na página de contatos ou na página de Ministrações e Seminários. Deixe um comentário sobre o que você achou da matéria.

Deus abençoe a todos!



      Eliana Fernandes
      Ministra de Dança
   Cia Livres para Adorar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Passou por aqui. Deixe seu recado. Sua opinião é muito importante para nós!

Postagens populares