SIMBOLOGIA DAS CORES

Graça e paz a todos os irmãos adoradores!


Quando falamos do estudo das cores, temos que tomar muito cuidado, as cores tem significados diferentes em cada cultura e quando falamos de comunicação visual, existe um estudo que identifica a linguagem subliminar das cores, a linguagem que expressa ocultamente uma mensagem, porém inclusa em uma situação ou imagem. As cores tem influência muito forte na linguagem subliminar e são totalmente diferentes da compreensão dos significados cristãos. Esse estudo, visa a reação causada no ser humano ao ser exposto a determinadas cores.

Como exemplo:
A cor AZUL para a linguagem subliminar, tem o significado de indiferença, frieza. Enquanto que para nós cristãos, ela representa a imensidão do céu, revelação divina.
Como podemos observar, são significados bem destintos.

Enfim, entramos neste breve a parte para que se tenha conhecimento que existem outros estudos usados em diferentes situações. 
Para nós o significado das cores tem importância espiritual, embasados nas escrituras.

Depois de ler várias matérias sobre cores encontrei referências em muitos sites e na própria Bíblia Sagrada. Além da bíblia usei como referência o site Palavra Prudente.


Cores


Azul – Natureza Celestial de Cristo, Cristo O Espiritual, ou homem celestial, I Coríntios 15.47,48; João 1.18; Hebreus 7.26; a origem celestial de Cristo.


Púrpura (Lilás arroxeado) – Realeza, Soberania de Cristo, o “Rei dos reis, e Senhor dos senhores”, Apocalipse 19.16; Marcos 15.17-18.
(Juízes 8:26) -  E foi o peso dos pendentes de ouro, que pediu, mil e setecentos siclos de ouro, afora os ornamentos, e as cadeias, e as vestes de púrpura que traziam os reis dos midianitas, e afora as coleiras que os camelos traziam ao pescoço. 



Carmesim (tons de vermelho)– Sacrifício, Apocalipse 5.9-10; Números 19.6; Levítico 14.4; Heb 9.11-14, 19, 23, 28.

Branca – do linho fino – Espírito Santo, Perfeição, pureza e santidade de Deus em Cristo, e aos que são lavados no sangue de Cristo (Ap 7.9-17; Sl 132.9).





Prata - Redenção.(Números 3:49) -  Então Moisés tomou o dinheiro (moedas de prata) do resgate dos que excederam sobre os resgatados pelos levitas. 


Amarelo (tons de amarelo): Referência ao óleo,  Unção; 
Ouro – Divindade, Apocalipse 3.18; como também Justiça Divina como aquela vista no propiciatório, Êxodo 25.17; a glória de Deus em Cristo, João 1.14.



Marrom/Cinza: arrependimento, humilhação (Jó 42:6) - Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza. 


Preto: o pecado, a morte; (Ezequiel 31:15) -  Assim diz o Senhor DEUS: No dia em que ele desceu ao inferno, fiz eu que houvesse luto; fiz cobrir o abismo, por sua causa, e retive as suas correntes, e detiveram-se as muitas águas; e cobri o Líbano de preto por causa dele, e todas as árvores do campo por causa dele desfaleceram. 

Verde (tons de verde): nova vida, florescimento, renovo, vigor, prosperidade;(Salmos 23:2) - Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. 



Âmbar (alaranjado) - Fogo  (Ezequiel 8:2) -  E olhei, e eis uma semelhança como o aspecto de fogo; desde o aspecto dos seus lombos, e daí para baixo, era fogo; e dos seus lombos e daí para cima como o aspecto de um resplendor como a cor de âmbar. 


     Eliana Fernandes
   Ministra de Dança
Cia Livres para Adorar

Um comentário:

  1. Adorei Li...Acho muito importante a escolha da roupa/cor para uma determinada ministração!!!

    bjs

    ResponderExcluir

Passou por aqui. Deixe seu recado. Sua opinião é muito importante para nós!

Postagens populares