Sons da Bíblia - Adufe - I Parte


Graça e paz a todos amados, irmãos, adoradores e frequentadores do BLOG da Cia Livres.


Hoje começaremos uma série no nosso Blog chamada: SONS DA BÍBLIA
Não existe a possibilidade de desassociar dança de música. Quando estudamos sobre danças nas escrituras nos deparamos com nomes de vários instrumentos utilizados naquela época, os quais muitos de nós não conhecemos. Ao conhecer os instrumentos, podemos ter dimensão dos sons por eles produzidos e construir com mais riqueza em nossa mente como deveriam ser as danças do povo de Israel.


- ADUFE

Instrumento de Alegria


                      Click na imagem para conhecer o som do ADUFE



Nas escrituras, encontramos vários versículos que descrevem as mulheres dançando e tocando um instrumento chamado ADUFE.

(I Samuel 18:6) -  Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música. 

(Juízes 11:34) -  Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a única filha; não tinha ele outro filho nem filha. 

(Salmos 150:4) - Louvai-o com o adufe e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos. 



Mas afinal o que é Adufe?

Adufe é um instrumento de percussão, uma espécie de tambor pequeno, usado para marcar o compasso das danças.Foi introduzido pelos árabes na península Ibérica entre os séculos VIII e XII. Hoje, encontra-se essencialmente concentrado no centro-leste de Portugal (distrito de Castelo Branco).
É um dos raros pandeiros quadrangulares de duas membranas. Um quadro em madeira é coberto dos dois lados por peles de carneiro ou cabra e no seu interior são colocadas sementes para enriquecer o som. O adufe é tradicionalmente tocado por mulheres. Em algumas regiões é conhecido apenas por pandeiro.  Para o tocar, o adufe é agarrado com ambas as mãos com um dos cantos virado para cima. As mãos tocam numa das peles enquanto sustentam o instrumento.



         Eliana Fernandes
       Ministra de Dança
    Cia Livres para Adorar




2 comentários:

  1. Sensacional! Estava lendo Salmos 150 e me deu curiosidade pra saber como era o Adufe. Obrigada pela explicação e por colocar o som deste instrumento. DEUS a abençoe!

    ResponderExcluir

Passou por aqui. Deixe seu recado. Sua opinião é muito importante para nós!

Postagens populares