O PODER E A RESISTÊNCIA


João 4:21-24
21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
24 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

ADORAÇÃO
  • Hoje encontramos a palavra adoração sendo usada como um rótulo pra dança, música,               vestes e estilos associados ao mundo gospel. Levantamos nossas mãos, fechamos nossos olhos como gestos de adoração e embalados por uma música nos prostramos e choramos.

Violação das leis e Afastamento de Deus
  • No velho testamento, o povo de Deus era orientado por leis, estas leis determinavam a maneira específica como cada hebreu deveria se comportar para agradar a Deus. Quando essas leis eram quebradas, traziam consequências graves sobre o desobediente.
Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pegaram cada um o seu incensário, nos quais acenderam fogo, acrescentaram incenso, e trouxeram fogo profano perante o Senhor, sem que tivessem sido autorizados.
Então saiu fogo da presença do Senhor e os consumiu. Morreram perante o Senhor.
Moisés então disse a Arão: "Foi isto que o Senhor disse: ‘Aos que de mim se aproximam santo me mostrarei; à vista de todo o povo glorificado serei’ ". Arão, porém, ficou em silêncio
.
.................................................................................................................................

E Davi, e toda a casa de Israel, festejavam perante o Senhor, com toda a sorte de instrumentos de pau de faia, como também com harpas, e com saltérios, e com tamboris, e com pandeiros, e com címbalos.
E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam pender.
Então a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.


Se observarmos o que essas duas palavras tem em comum vamos nos deparar com o fato de quem nem Nadabe, Abiú ou Uzá, estavam mal intencionados. Mas não estavam preparados de acordo com as orientações de Deus para adorar ou entrar na presença de Deus.

Mesmo correndo os riscos de uma consequência severa, o povo rebelde andava segundo os desejos de seus corações, somando erro após erros, escolhendo outros deuses se misturando com outros povos desprezando as leis de Deus.
Gerando um afastamento de Deus do Homem, permanecendo em silêncio por 400 anos. Por quatro séculos não houve manifestações da voz de Deus entre os homens, e de outro lado os sacerdotes, , se apropriavam das posições de doutores da lei e delas tiravam vantagem e deixando de levar o povo até a Deus, antes, impunham-lhes jugos os quais também não eram capazes de cumprir. Os homens esfriaram e se afastavam cada vez mais de Deus, fazendo um muro de separação totalmente sustentado pelo pecado, dia após dia.

Restauração da Aliança
  • Um desejo de restaurar o relacionamento com a sua criação, Deus enviou Jesus, seu único filho em forma humana, para que através do derramar do seu sangue fossemos resgatados do pecado nos dando gratuitamente uma nova chance de nos relacionarmos com Deus. Totalmente limpos sem pecados, lavados pelo sangue do sacrifício de Jesus, cordeiro de Deus, perfeito, sem pecado como moeda de troca resgatando la humanidade condenada a morte pelo seu próprio pecado .
O véu se rasgou
  • Por esse sacrifício, foi anulada a lei e aberto o Livre Acesso a presença de Deus a todos que desejam buscá-lo.
Liberdade
  • Já não existe uma lei que nos impõem qual a forma de adorá-lo.
Espontaneamente,  Deus enviou seu filho para morrer na Cruz, porque desejava ter-nos de volta, próximos a Ele, para que cumpramos o propósito para o qual Ele nos criou que é o de adora-lo.
Essa iniciativa de Deus tirou de sobre os ombros de seu povo, o peso da obrigatoriedade e acusação impostas pela lei que denunciava  o pecado. ENQUANTO NA LEI HAVIAM RITUAIS A SEREM SEGUIDOS PELO SACERDOTE, ÚNICO A PODER ENTRAR NA PRESENÇA DE DEUS, O SACRIFÍCIO DE JESUS NOS ABRE AS PORTAS, NOS DANDO DIREITO DE ENTRAR NA PRESENÇA DE DEUS, SEM INTERMEDIÁRIOS E RITUAIS.
A adoração passa ser pessoal e individual, assim como a salvação a adoração passa estar ligada a fé no filho de Deus.

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
Hebreus 11:6

Para agradar a Deus, precisamos crer que ele existe, logo para O        adorarmos precisamos ter fé.

Através do sacrifício de Jesus, recebemos o espírito de adoção, agora limpos, podemos estar diante de Deus que nos tem em sua presença não mais como criaturas de suas mãos, mas filhos e herdeiros juntamente com Cristo.



Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.
Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,
Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.
E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;
Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.
Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus.

Em nossa vida Espiritual existem dois pontos que determinam a verdadeira adoração e o pertencermos na família de Deus.

O Poder e a Resistência.

João 1:11-13
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
12 -Mas, a todos quantos o receberam,
deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

Mt 11.12 
“E, desde os dias de João o Batista, até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele

DIREITO E PODER
No versículo 12, diz que a nós,  os que cremos, Jesus nos deu PODER, para sermos feitos filhos de Deus, para sermos da família de Deus. Por que no lugar desta palavra não está escrito DIREITO, e sim PODER?

Se a palavra fosse Direito, todos após Jesus independentemente de qualquer coisa seriam salvos. Ele morreu por todos igualmente, mas nem todos se posicionam de maneira a usufruir da graça e permanecerem na salvação.

Após sermos beneficiados por esta graça, de termos todos os  pecados anulados, através de Jesus, temos que ter posicionamentos, aos quais na força do homem natural, facilmente seriamos derrotados.

Quando eu necessito de “poder” para ser ou executar algo,  é um forte indício que existe uma resistência a ser rompida. O que seria esse poder? Sua importância é tão grande que somente através dele conseguimos cumprir com a nossa parte na aliança. A de nos manter como filhos de Deus. Jesus conquistou essa graça, mas nós temos que nos manter nela. E pra tanto Ele nos deu poder para conseguirmos romper a resistência que insiste em nos tirar essa condição de filhos de Deus.

Em João diz que Ele nos deu poder, e em Mateus nos diz que o Reino dos céus é tomado a força. Então existe um poder e uma resistência.


E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.


Sabemos que “poder” é o Espírito Santo, e qual seria essa resistência a ser rompida? 

Romanos 8

Aqui nesse texto de Romanos 8, temos a resposta para essa pergunta.
O que seria essa resistência?
Essa resistência é a nossa própria carne. Nossa natureza é uma natureza fraca, facilmente corrompida.
Não há nada em nós mesmos ou por nós mesmos que nos faça sermos santos, irrepreensíveis diante de Deus, se não pelo poder, pela força do Espírito Santo.
A Natureza do Espírito Santo é estar o tempo todo nos revelando o pai e  nos indicando o caminho até Ele.
Existe uma luta constante entre a carne e o espírito, em outras palavras entre a resistência e o poder, somente se estivermos cheios do Espírito Santo, teremos força para dizer não para aos manjares do inimigo e vencermos a resistência da carne.

Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.

Quando Deus criou o homem, ele poderia tê-lo criado forte e indestrutível,
Porém com esses atributos dificilmente o homem andaria junta a Ele. 

Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz
(Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);
Aprovando o que é agradável ao Senhor.
E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.
Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.
Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta.
Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.
Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.
E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;

Essa é a verdadeira adoração.
Conhecer a vontade de Deus através de sua palavra e comunhão com o Espírito Santo e permanecer nela.

Todos nós recebemos o mesmo poder através do sacrifício de Jesus, ele não deu mais para uns do que para outros, Ele derramou igualmente por todos nós.
A medida que me relaciono com ele é que faz a diferença no meio em que vivo.
Quanto mais me relaciono com Ele, mais ouço sua voz e sou guiada por ele.

Se você está se sentindo sem forças nesta hora clame ao Senhor, peça e permitir que seu Espírito Santo conduza a sua vida. Peça forças ao Espírito Santo para ter um relacionamento sincero com Deus. Ele é esse poder que nos conduz à Deus.

Se em João 4 está escrito que o pai procura os que O adorem em Espírito e em Verdade, só podemos ser adoradores se estivermos cheios do Espírito Santo. Da mesma maneira podemos entender que todo aquele que é filho de Deus é um adorador, pq andando no espírito não há como não agradar a Deus.

Pra Eliana Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Passou por aqui. Deixe seu recado. Sua opinião é muito importante para nós!

Postagens populares