Graça e paz aos amigos adoradores!
Hoje vou falar um pouco de proposito.
Encontramos alguns propósitos para a Dança em meio as escrituras sagradas.
Quando falamos de proposito a palavra tem como significado, objetivo. Proposito/objetivo.
DANÇA DE JÚBILO E GRATIDÃO
Ela sempre procede de uma vitória.
(Êxodo 15:19) - Porque os cavalos de Faraó, com os seus carros e com os seus cavaleiros, entraram no mar, e o SENHOR fez tornar as águas do mar sobre eles; mas os filhos de Israel passaram em seco pelo meio do mar.
(Êxodo 15:20) - Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças.
Exodo 15:19/20 Mirian dança com as mulheres e tamborins, logo após terem atravessado o mar vermelho. Elas estavam extremamente alegres diante de Deus por aquele livramento.
(II Samuel 6:14) - E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um éfode de linho.
(II Samuel 6:15) - Assim subindo, levavam Davi e todo o Israel a arca do SENHOR, com júbilo, e ao som das trombetas.
O Rei Davi estava extremamente feliz pelo retorno da arca ao Arrail.
DANÇA QUE GERA A MORTE
(Mateus 14:6) - Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele, e agradou a Herodes.
(Mateus 14:7) - Por isso prometeu, com juramento, dar-lhe tudo o que pedisse;
(Mateus 14:8) - E ela, instruída previamente por sua mãe, disse: Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João o Batista.
Observe que a filha de Herodias, Salomé, dançou totalmente submissa a sua mão. O proposito de Salomé, era seduzir a Herodes. O contexto da dança de Salomé tinha um objetivo, tinha um proposito, a morte de João Batista. A linguagem desta dança eram movimentos sensuais e com certeza vestes que salientavam esta sensualidade.
(Romanos 8:6) - Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Este era o real proposito da dança desta moça, gerar a morte.
Temos que ter um propósito firme em nosso coração de estar em Espírito para adorar a Deus com nossa dança, o inimigo é muito sutil, a intenção dele é fazer com que achemos comuns a maneira como o mundo se porta.
Ligamos a TV e praticamente todos os programas de televisão, se não todos, tem bailarinas com roupas sensuais, não importa a hora do dia. Para este fim, também há um proposito, segurar os índices de audiência pela sensualidade. Quantas crianças vemos em programas infantis, imitando pop star, vestidas e dançando sensualmente, assim como Salomé, incentivadas pelos próprio pais. É tempo de vigiar.
Hoje, nós que dançamos na presença de Deus, não dançamos apenas por uma questão de júbilo, mas temos que ter um proposito. Dançamos para adorar ao nosso Deus, o qual é digno de toda honra e toda glória. Dessa forma, anulamos muitas vezes problemas pessoais, preocupações e vestimos nossas vestes de adoração e a Ele entregamos nossas vidas e confiamos. É isso que faz com que nossa dança seja uma dança de adoração, não nos prendemos ao que sentimos, somos livres, sabemos quem é Deus, O adoramos simplesmente pelo que Ele é.
(Romanos 12:1) - ROGO-VOS, pois irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
Eliana Fernandes
Ministra de Adoração
Cia Livres para Adorar