Sons da Bíblia - Címbalos - III Parte

Graça e Paz!!!!
Continuando a nossa série, hoje vamos descobrir o que são Címbalos?

(I Crônicas 25:1) -  E DAVI, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com címbalos, e com saltérios; e este foi o número dos homens aptos para a obra do seu ministério:
Címbalo ou Prato  é o nome genérico atribuído a vários instrumentos musicais de percussão, construídos a partir de uma liga de metal, geralmente, à base de bronzecobre e/ou prata
Click sobre a imagem para ver o instrumento e ouvir o som.
Podem serpercutidos com um par de bastões chamados de baquetas, ou golpeando-se cada um dos pratos contra o outro, deixando-os depois vibrar livremente, ou ainda abafando a vibração imediatamente após o impacto, de acordo com o efeito desejado. São usados na bateria convencional como ximbal (pratos sobrepostos) e pratos de vários timbres e formas.

“Dois tipos de címbalos têm sido achados pelos arqueólogos. Um destes tipos consiste em dois pratos achatados, feitos de metal, que eram batidos um no outro de forma ritmada. O outro tipo consiste em duas espécies de conchas, batida uma na outra, também chamado snujs. Muito usado por odaliscas (dança do ventre).


Também podemos encontrá-los (os címbalos) circulando o pandeiro e o chocalhos.                  
                                                                      Click sobre o instrumento                                                         

                                               
   Eliana Fernandes
   Ministra de Dança  
Cia Livres para Adorar

Sons da Bíblia - Alaúde - II Parte

Olá, graça e paz a todos os irmão.

Continuando a matéria sobre os "Sons da Bíblia", falaremos sobre o ALAÚDE.
Sabemos que é um instrumento, mas como é o ALAÚDE. Qual som que ele produz?
Click sobre o instrumento




(I Crônicas 15:28) -  E todo o Israel fez subir a arca da aliança do SENHOR, com júbilo, e ao som de buzinas, e de trombetas, e de címbalos, fazendo ressoar alaúdes e harpas. 

A bíblia descreve que todo povo festejava o retorno da Arca, e o próprio rei Davi dança com todo entusiasmo.


O ALAÚDE é uma espécie de primo do violão e das violas, também é de cordas e possui uma caixa de ressonância de madeira (pinho) arredondada e em forma de gota ou pêra, e um braço, em geral, curto e com trastes. As cordas são duplas e de tripa torcida. Em geral, possui cinco cordas duplas – mais graves- e uma simples – mais aguda-, porém também existem modelos de até dez cordas. Pode ser tocado com batidas, mas nas músicas de dança é dedilhado. Costuma ter muitos detalhes, em especial, padrões geométricos em torno da boca da caixa e rosetas, ou rosas, e é afinado em lá ou sol.
A palavra alaúde possivelmente tem origem da palavra persa “rud”, que significa corda, e da palavra árabe “al’ud”, madeira. Existem registros de que o alaúde já era utilizado no século VII, na Pérsia, e em diversas regiões do mundo antigo, como no Egito, Grécia, Roma e China, entre outros.
Diz a tradição oral que o alaúde foi criado por um descendente de Caim, filho de Adão.

Já conhecemos o Alaúde. Quando lermos na Bíblia as citações sobre ALAUDE, já podemos imaginar o seu som dentro da situação descrita.Podemos imaginar as danças ao som desse instrumento.
Fontes: Site: musicaeadoracao.com.br / cadernosdedança.wordpress.com




      Eliana Fernandes
     Ministra de Dança 
  Cia Livres para Adora

Sons da Bíblia - Adufe - I Parte


Graça e paz a todos amados, irmãos, adoradores e frequentadores do BLOG da Cia Livres.


Hoje começaremos uma série no nosso Blog chamada: SONS DA BÍBLIA
Não existe a possibilidade de desassociar dança de música. Quando estudamos sobre danças nas escrituras nos deparamos com nomes de vários instrumentos utilizados naquela época, os quais muitos de nós não conhecemos. Ao conhecer os instrumentos, podemos ter dimensão dos sons por eles produzidos e construir com mais riqueza em nossa mente como deveriam ser as danças do povo de Israel.


- ADUFE

Instrumento de Alegria


                      Click na imagem para conhecer o som do ADUFE



Nas escrituras, encontramos vários versículos que descrevem as mulheres dançando e tocando um instrumento chamado ADUFE.

(I Samuel 18:6) -  Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música. 

(Juízes 11:34) -  Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a única filha; não tinha ele outro filho nem filha. 

(Salmos 150:4) - Louvai-o com o adufe e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos. 



Mas afinal o que é Adufe?

Adufe é um instrumento de percussão, uma espécie de tambor pequeno, usado para marcar o compasso das danças.Foi introduzido pelos árabes na península Ibérica entre os séculos VIII e XII. Hoje, encontra-se essencialmente concentrado no centro-leste de Portugal (distrito de Castelo Branco).
É um dos raros pandeiros quadrangulares de duas membranas. Um quadro em madeira é coberto dos dois lados por peles de carneiro ou cabra e no seu interior são colocadas sementes para enriquecer o som. O adufe é tradicionalmente tocado por mulheres. Em algumas regiões é conhecido apenas por pandeiro.  Para o tocar, o adufe é agarrado com ambas as mãos com um dos cantos virado para cima. As mãos tocam numa das peles enquanto sustentam o instrumento.



         Eliana Fernandes
       Ministra de Dança
    Cia Livres para Adorar




Sapatos, Tênis e Sapatilhas


Graça e Paz a todos os adoradores, amigos e frequentadores do Blog.


(Romanos 10:15) -  ...como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. 




Temos lindos modelos de sapatos e sapatilhas para dançar. Cada um apropriado a necessidade do bailarino, sapatilhas de ponta, sapatilhas sem ponta, tênis flexível, sapatilha aranha, sapatilha de jazz, sapato para sapateado, etc, etc, etc... 


Na dança Cristã, calçados vai além do que colocamos nos pés, usamos todos esses calçados, porém dançamos a palavra de Deus e esse é o calçado principal para Ministros de dança.



(Efésios 6:15) -  E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; 

Não podemos negligenciar o conhecimento da palavra de Deus para dançarmos na presença dEle.
O conteúdo de cada modelo de sapato para dança é o que faz a diferença para Jesus. Um conteúdo firmado em seus ensinamentos é que pode ser usado por Ele para curar, libertar e salvar as almas perdidas.




         Eliana Fernandes
        Ministra de Dança



Salmos 27 . 4 e 5

   Uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei: que possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor e aprender no seu templo.
   Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá;  pôr-me-á sobre uma rocha.













Shirlei Almeida
Ministra de Dança

Cia Livres para Adorar





INTEGRIDADE

Algumas pessoas associam equivocadamente a integridade apenas à reputação, ou seja, a uma aparência exterior. A verdadeira integridade, porém, é uma qualidade do caráter, uma realidade interior que diz respeito à sinceridade do caração ou da mente e ao desenvolvimento de um caráter irrepreensível pela obediência  a um código moral. O modelo bíblico para integridade é marcado por várias características:
1) Um modo de agir inocente (Gn 25.5).
2) Uma consciência tranquila (At 24.16; Hb 13.18).
3) Temor a Deus, autenticidade e oposição à cobiça (Êx 18.21).
4) Irrepreensibilidade e retidão (Jó 2.3; Sl 7.8, Sl 25.21).
5) Ausência de comportamentos vergonhosos, astuciosos ou dolosos (2 Co 4.2).
6) Recusa em servir a ídolos (Sl 24.3-5).
7) Distanciamento dos malfeitores (Sl 26.4).
8) Comportamento honrado ( 2Co 8.21; 1Pe 2.12).
Para o povo Hebreu:
9) A integridade do coração conduz uma pessoa a situações corretas e gratificantes ( Pv 11.3).
10) A integridade é mais aceitavel ao Senhor do que sacrifícios (Pv 21.3).
11) A integridade de uma pessoa cala os seus críticos (1Pe 2.13-17).
A integridade desenvolve uma mentalidade voltada para a retidão e uma intenção constante de fazer a vontade de Deus e andar nos seus caminhos.
A BÍBLIA DA MULHER.

    Shirlei Almeida 
   Ministra de Dança
Cila Livres para Adorar

DANÇAR - Entrega total de todo meu Ser.

Graça e paz a todos amados irmãos e frequentadores do Blog da Cia Livres!!!

"E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR"


2 Samuel 6:14
 
Louvai ao Senhor, Adorai ao Cordeiro de Deus, Aquele que encontrou motivos para resgatar em mim , tudo que o pecado havia tirado.
Amoo adorar o Senhor com minha voz, amo adorar o Senhor com todo meu ser.
Amo lembrar que Ele trocou meu coração por um novo coração .
Davi dançou para o Senhor com todas suas forças, e não se importou com quem ou o que estava ao seu redor, o corpo dele inteiro era somente coração, e totalmente agradecido e  dedicado ao Senhor, a expressão de adoração dele foi tão extravagante, que chegou a escandalizar, porém a sinceridade que havia nele foi vista pelo Senhor, e a adoração foi bem recebida, chegou com cheiro agradavel a Deus.
Dançar  em Santidade, e entregar tudo que tenho, tudo que sou é Seu Jesus, cada parte do meu corpo foi feita para Te adorar, cada movimento que faço e para Te honrar, e para Te engrandecer, e para alcançar almas, e entrega-las a Ti.
O verdadeiro desejo do meu coração é me importar se o Senhor esta me vendo, e se tem se inclinado das alturas, para recebe minha adoração.
 



Adriana Luz
Ministra de Dança
Cia Livres para Adorar

BANDA ALIANÇA DO TABERNÁCULO

XVI ANIVERSÁRIO DA
COMUNIDADE EVANGÉLICA PORTAS ABERTAS
03/04/05 DE AGOSTO
DIA 05/08/2012 ÀS 18HS
COM MINISTRAÇÃO 
DA BANDA
ALIANÇA DO TABERNÁCULO 
Rua Lacerda Marques, 849 Lauzane Paulista - São Paulo - SP / ZN



Vamos orar pelas estratégias do Senhor! A arte é uma poderosa arma de evangelização!


Mesmo Lugar!!!


Hoje te senti pertinho!
como sou pequeno ao teu lado,
é uma honra carregar suas sandalias, o Senhor deixa?
como é bom caminhar com voce.
Adoro sentir esse calor.

hoje te senti...
Desculpa me atrasei, mas estou aqui...
Pode levar suas sandalias? cansa ne?
sua voz esta meio longe, oi? COMO DISSE?

Hoje te...
Passei para dizer um oi.
ah! esta dificil de te ouvir...tenho que ir.
As palavras se embaraçam.

Hoje....
Eu o vejo de longe, esta frio aqui...
porque ele ainda está la me esperando?
não cansa não? Tenho mais o que fazer!

Ho...
..................................................


H....

....Estou...tao frac....como é mesm...o nome...daquel...homem...?
Vou segui...su...pegadas na arei....
la est...ele...no mesm...lugar ....
Ola...
Me ajuda a levar minhas sandalias?
 
Ministra de dança
Natana Lima

II CONGRESSO NACIONAL DA DANÇA CRISTÃ

Graça e paz, a todos os adoradores do Sr Jesus!

No ultimo sábado aconteceu o II Congresso Nacional da Dança Cristã. Foi uma grande benção.
Todos os ministérios que encabeçaram este evento, estão de parabéns.

Uma palavra tremenda com a Ministra de Dança Isabel Coimbra, nos levando a refletir sobre o texto de nossa dança a luz da palavra de Deus. Como tem sido o conjunto de informações que transmite o texto das de nossas coreografias. Temos que estar totalmente enxertados na videira verdadeira. Não existe outra maneira de fazer com que esse conjunto de informações transcreva um texto que comunique a Cristo, se não houver intimidade com Ele.
Carne gera obra da carne, motivações erradas, competições, divisões, dança vazía, sensual e sem fruto para o reino de Deus.

Já a Ministra de dança e pastora Adriana Pinheiro, líder da Cia Rhema, trouxa uma palavra que nos ensina  crescimento em meio à pressão. Devemos tirar proveito de cada situação adversa de nossas vidas para aprendermos algo que nos faça crescer. Buscar o melhor, trabalhar com o que temos e com a nossa fé, naquele que nos alistou.

Profetas da Dança, Vivian Lazzerini, Cia Fé em Ação, Estúdio do Corpo, Ministério Renascença, entre outros ministérios referencias da Dança Cristã.

Não devemos nos conformar em exercer um ministério onde muitas pessoas vêem como entretenimento de culto. Devemos buscar o sobrenatural de Deus. Saber o que Ele quer, pedir direção e sabedoria. E mesmo quando tudo parecer contrário, saber que se estivermos em comunhão, Deus nunca perde o controle ou esquece da promessa.

Muitas coisas maravilhosas aconteceram nesse congresso. Bailarinos e irmãos de toda parte do Brasil, vieram a São Paulo para buscar amadurecimento e fortalecimento da visão, onde a técnica é importante, porém na Dança como ministério, santidade é essencial.

Tremendo!!! Deus seja louvado! Sempre!

       Eliana Fernandes 
      Ministra de Dança
   Cia Livres para Adorar

GIDEÃO - CORAGEM NA COMPANHIA DE DEUS


Juízes 6:11/16

O medo não escolhe lugar, pessoa ou idade.
Dosadamente o medo não é uma característica negativa, ele nos traz prudência nos fazendo pensar antes de tomar alguma decisão, antes de tomar alguma atitude. O medo nos faz analisar os prós e os contra de todas as situações.
Quando o medo tem influência demasiada sobre nós, aí ele passa a ser uma característica negativa.
Todo ser consciente tem medo, uns menos, outros mais, porém todos temos medo.
Podemos tomar como exemplo uma criança, ela não tem uma consciência amadurecida, não conhece os perigos, se você permitir ela se joga em piscinas, de janelas e tantas outras situações de perigo pela ausência do medo.
Em contra partida, em dose excessiva o medo pode nos paralisar diante de situações muito simples. Muitas vezes o fato de ser reprovado por alguém, torna uma pessoa totalmente permissiva e frustrada.

A luz da palavra de Deus, nós que temos comunhão com Ele, não devemos temer. Nós que temos o Espirito Santo confiamos em Deus a cada manhã do nosso viver. Ele é quem nos sustenta, nos fortalece e nos dá vitória. 
Alguns estudos mostram que a frase NÃO TEMAS, aparece na bíblia 365 vezes e em outros estudos 366 vezes. 
No Livro de Juízes temos  um exemplo de medo através da vida de Gideão.
Israel estava sendo grandemente oprimido pelos midianitas, povo nômade que se acamparam aos milhares aos arredores e invadiam na ocasião da colheita para saquear o que o povo de Israel havia plantava. 
Israel estava tão aterrorizado que se escondiam em cavernas. O número de pessoas daquele grande exercito os assustava.
Gideão não era diferente, por sete anos o povo estava sendo subjugado pelos midianitas que vinham como gafanhotos tomar para si todo o fruto da terra do povo de Israel, de maneira que aos seu olhos era impossível vencê-los.
Porém, Israel clama a Deus e Ele responde ao clamor, escolhendo Gideão para liderar o povo contra os midianitas.

(Juízes 6:11) - Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. 
(Juízes 6:12) - Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso. 

Deus o chama de "homem valoroso", Deus sabia quem realmente era Gideão, que aquela pessoa em quem Gideão se escondia era fruto das adversidades, fruto como resposta dada a alguém que não via nenhuma estratégia para vencer aquela situação.
Gideão mesmo amedrontado, questionou a Deus pela sua ausência todos os sete anos de opressão por parte dos Midianitas, por que Gideão conhecia o poder do Deus de Israel, ele sabia de todos os feitos do Senhor desde a sua grande Maravilha ao abrir o mar vermelho para o povo passar. Gideão não questionou o poder de Deus, ele questionou a ausência de Deus.

(Juízes 6:13) - Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém agora o SENHOR nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas. 

Quantas vezes culpamos a Deus por situações adversas nas nossas vidas, culpamos a Deus por não ter agido, quando na verdade nós é que não temos nos posicionados diante de Deus. Nós é que não temos agido em direção a Deus. 

Porém, quando Deus chama Gideão, ele lhe apresenta a garantia da sua presença,


(Juízes 6:14) - Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu? 
(Juízes 6:16) - E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem. 

A garantia da presença de Deus era tudo o que Gideão precisava. Com a certeza de que o Senhor de Israel o próprio Deus estaria à frente nessa batalha, o faria se posicionar frente ao inimigo.
Gideão pede provas a Deus de que seria com Ele. Creio que Deus não olhou para o medo de Gideão, mas para o fato de querer ter certeza que Deus estaria com ele para ir sem medo.Gideão pede mais de uma prova da companhia de Deus, e deus as dá pacientemente. Quando Gideão tem a certeza da companhia de Deus, ele vence o exercito incontável como areia do mar com apenas 300 homens. Totalmente dependente do poder de DEUS o Senhor!!!!
Aleluia!!! O nosso Deus continua o mesmo! Ele não mudou, tudo o que Ele nos pede é confiança e fidelidade. Andando com Deus podemos ser como uma criança e nos lançar em seus braços, sem MEDO!


Eliana Fernandes
Ministra de Dança
Cia Livres - CEPA

CIA LIVRES - CEPA

                                                         CIA LIVRES PARA ADORAR
Somos Livres por que temos o Espírito de Deus!                                                                                 

Confiança e Fidelidade!!!


Haviam três homens (Sadraque, Mesaque e Abednego) eles serviam a Deus, e nessa época havia um rei que se chamava Nabucodonosor...Esse rei era vaidoso e mandou contruir uma imagem de ouro para o seu povo adorararem..Quem não adorasse seria jogado dentro de uma fornalha de fogo. Quando a trombeta soou todos se encurvram para essa imagem de ouro...Menos Sadraque, Mesaque e Abednego...Então o rei ameaçou jorgar eles na fornalha se não adorassem a estatua...Eles mesmo assim, confiando no Deus deles, não adoraram! O rei mandou jogar eles na fornalha, eles foram...Mas depois o rei viu dento da fornalha 4 homens, e ficou intrigado pq só haviam 3...E foi ver quem mais estaria la...Quando abriu os 3 sairam intactos, não tinham nem o cheiro de queimado.... o rei viu que Deus estava dentro da fornalha para salvá-los. Esse Rei, ficou maravilhado e reconheceu o poder do Deus deles.

HOJE:

Quando temos Deus, Jesus e o Epirito Santo em nossas vidas, não temos medo de nada, e quando estamos em uma situação dificil e impossivel para os homens resolverem, Deus esta no controle e te livra de todo mau!
 Natana Ramos
Ministra de dança

Postagens populares