Juízes 6:11/16
O
medo não escolhe lugar, pessoa ou idade.
Dosadamente o medo não é uma característica negativa, ele nos traz prudência nos fazendo pensar antes de tomar alguma decisão, antes de tomar alguma atitude. O medo nos faz analisar os prós e os contra de todas as situações.
Quando o medo tem influência demasiada sobre nós, aí ele passa a ser uma característica negativa.
Todo ser consciente tem medo, uns menos, outros mais, porém todos temos medo.
Podemos tomar como exemplo uma criança, ela não tem uma consciência amadurecida, não conhece os perigos, se você permitir ela se joga em piscinas, de janelas e tantas outras situações de perigo pela ausência do medo.
Em contra partida, em dose excessiva o medo pode nos paralisar diante de situações muito simples. Muitas vezes o fato de ser reprovado por alguém, torna uma pessoa totalmente permissiva e frustrada.
A luz da palavra de Deus, nós que temos comunhão com Ele, não devemos temer. Nós que temos o Espirito Santo confiamos em Deus a cada manhã do nosso viver. Ele é quem nos sustenta, nos fortalece e nos dá vitória.
Alguns estudos mostram que a frase NÃO TEMAS, aparece na bíblia 365 vezes e em outros estudos 366 vezes.
No Livro de Juízes temos um exemplo de medo através da vida de Gideão.
Israel estava sendo grandemente oprimido pelos midianitas, povo nômade que se acamparam aos milhares aos arredores e invadiam na ocasião da colheita para saquear o que o povo de Israel havia plantava.
Israel estava tão aterrorizado que se escondiam em cavernas. O número de pessoas daquele grande exercito os assustava.
Gideão não era diferente, por sete anos o povo estava sendo subjugado pelos midianitas que vinham como gafanhotos tomar para si todo o fruto da terra do povo de Israel, de maneira que aos seu olhos era impossível vencê-los.
Porém, Israel clama a Deus e Ele responde ao clamor, escolhendo Gideão para liderar o povo contra os midianitas.
(Juízes 6:11) - Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.
(Juízes 6:12) - Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso.
Deus o chama de "homem valoroso", Deus sabia quem realmente era Gideão, que aquela pessoa em quem Gideão se escondia era fruto das adversidades, fruto como resposta dada a alguém que não via nenhuma estratégia para vencer aquela situação.
Gideão mesmo amedrontado, questionou a Deus pela sua ausência todos os sete anos de opressão por parte dos Midianitas, por que Gideão conhecia o poder do Deus de Israel, ele sabia de todos os feitos do Senhor desde a sua grande Maravilha ao abrir o mar vermelho para o povo passar. Gideão não questionou o poder de Deus, ele questionou a ausência de Deus.
(Juízes 6:13) - Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém agora o SENHOR nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas.
Quantas vezes culpamos a Deus por situações adversas nas nossas vidas, culpamos a Deus por não ter agido, quando na verdade nós é que não temos nos posicionados diante de Deus. Nós é que não temos agido em direção a Deus.
Porém, quando Deus chama Gideão, ele lhe apresenta a garantia da sua presença,
(Juízes 6:14) - Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?
(Juízes 6:16) - E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.
A garantia da presença de Deus era tudo o que Gideão precisava. Com a certeza de que o Senhor de Israel o próprio Deus estaria à frente nessa batalha, o faria se posicionar frente ao inimigo.
Gideão pede provas a Deus de que seria com Ele. Creio que Deus não olhou para o medo de Gideão, mas para o fato de querer ter certeza que Deus estaria com ele para ir sem medo.Gideão pede mais de uma prova da companhia de Deus, e deus as dá pacientemente. Quando Gideão tem a certeza da companhia de Deus, ele vence o exercito incontável como areia do mar com apenas 300 homens. Totalmente dependente do poder de DEUS o Senhor!!!!
Aleluia!!! O nosso Deus continua o mesmo! Ele não mudou, tudo o que Ele nos pede é confiança e fidelidade. Andando com Deus podemos ser como uma criança e nos lançar em seus braços, sem MEDO!
Eliana Fernandes
Ministra de Dança
Cia Livres - CEPA