Olá, graça e paz a todos os irmão.
Continuando a matéria sobre os "Sons da Bíblia", falaremos sobre o ALAÚDE.
Sabemos que é um instrumento, mas como é o ALAÚDE. Qual som que ele produz?
Click sobre o instrumento
(I Crônicas 15:28) - E todo o Israel fez subir a arca da aliança do SENHOR, com júbilo, e ao som de buzinas, e de trombetas, e de címbalos, fazendo ressoar alaúdes e harpas.
A bíblia descreve que todo povo festejava o retorno da Arca, e o próprio rei Davi dança com todo entusiasmo.
O ALAÚDE é uma espécie de primo do violão e das violas, também é de cordas e possui uma caixa de ressonância de madeira (pinho) arredondada e em forma de gota ou pêra, e um braço, em geral, curto e com trastes. As cordas são duplas e de tripa torcida. Em geral, possui cinco cordas duplas – mais graves- e uma simples – mais aguda-, porém também existem modelos de até dez cordas. Pode ser tocado com batidas, mas nas músicas de dança é dedilhado. Costuma ter muitos detalhes, em especial, padrões geométricos em torno da boca da caixa e rosetas, ou rosas, e é afinado em lá ou sol.
A palavra alaúde possivelmente tem origem da palavra persa “rud”, que significa corda, e da palavra árabe “al’ud”, madeira. Existem registros de que o alaúde já era utilizado no século VII, na Pérsia, e em diversas regiões do mundo antigo, como no Egito, Grécia, Roma e China, entre outros.
Diz a tradição oral que o alaúde foi criado por um descendente de Caim, filho de Adão.
Já conhecemos o Alaúde. Quando lermos na Bíblia as citações sobre ALAUDE, já podemos imaginar o seu som dentro da situação descrita.Podemos imaginar as danças ao som desse instrumento.
Fontes: Site: musicaeadoracao.com.br / cadernosdedança.wordpress.com
Muito interessantes...Gostei!
ResponderExcluir